Aprender uma língua estrangeira unindo diversão ao estudo é sempre uma ótima escolha. Um grande aliado ao aprendizado de línguas estrangeiras é sem dúvida o Netflix! Eu vou ensinar a vocês como usar o Netflix para aprender inglês, então preparem a pipoca e vamos lá!
Como funciona?
Como utilizar a técnica?
Esta técnica funciona para alunos básicos, intermediários e avançados. O primeiro ponto que vale para todos é colocar o áudio e a legenda em inglês, pois o foco aqui não é na tradução e sim na compreensão auditiva. A língua inglesa é desafiadora, já que sua pronúncia não segue a ortografia, então quando o aluno escuta e lê a palavra, ele indiretamente vai associando a pronuncia com sua grafia.
Os benefícios desta atividade são vários: melhora na compreensão auditiva, na pronuncia e na entonação; consolidação de estruturas gramaticais e de vocabulário. Graças a esta atividade a sua fluência em inglês irá aumentar, e você terá contato com diálogos mais próximos da vida real (diferentemente dos diálogos artificiais dos livros didáticos) e mais desafiadores por terem ruídos de fundo, serem mais longos, uso de gírias, etc.
Mas porque a legenda e o áudio são sincronizados?
Porque quando o idioma original do programa é inglês, as legendas são chamadas de closed caption (CC), ou seja, são legendas para deficientes auditivos, então elas trazem a transcrição do áudio sem alterações. Para funcionar com outros idiomas, o idioma original do programa deve ser o mesmo da legenda.
Alunos básicos
Escolham um seriado ou filme que já tenham assistido, assim vocês já saberão o enredo e não ficarão perdidos na história.
Escolham um trecho do programa, pode ser inicialmente uns 15 minutos, com o tempo vocês vão aumentando. Coloquem o áudio e as legendas em inglês e foquem apenas na língua, escutando e lendo juntos, e não se preocupem com o significado das palavras que não conhecem.
Quando terminarem os 15 minutos, vocês podem voltar e rever o trecho com o áudio em português e a legenda em inglês para tirarem as dúvidas do significado, mas lembrem-se que a atividade foca na compreensão auditiva e não na tradução!
Alunos intermediários e avançados
Vocês podem escolher um programa novo para assistirem. Comecem com seriados, e quando já estiverem acostumados podem partir para os filmes. Caso achem cansativo dividam o seriado ou filme por etapas também.
Frequência
No mínimo uma vez por semana, mas garanto que vai se tornar uma atividade tão divertida que rapidamente vocês farão ela com maior frequência, e com maior duração.
Qual seriado escolher?
Além das preferências pessoais, devemos levar em conta alguns fatores ao escolher os seriados ou filmes:
Accent (sotaque): O sotaque é importante na hora de escolher o seriado. Comece com seriados do mesmo sotaque que estão estudando, e depois assistam com sotaques variados para melhorem sua compreensão.
Gênero: O ideal é que você vá experimentando vários seriados e gêneros de filmes até achar um que te interesse, e ao mesmo tempo seja mais fácil para começar nesta atividade.
Duração: Comece com pequenos trechos e vá aumentando até conseguir assistir um seriado inteiro. Depois façam o mesmo com filmes.
Cultura: É sempre melhor aprender o idioma aliado à sua cultura, então escolham seriados históricos também para assistir.
Sugestões de seriados
Seriado baseado na obra Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell. Conta a história de Alfredo, o Grande, que para defender o seu reino de invasões nórdicas, precisa da ajuda de Uhtred, um saxão criado por Vikings, que planeja reinvidicar o que é seu por direito. Estrelando Alexander Dreymon, Emily Cox, e David Dawson.
O seriado retrata a vida da rainha Elizabeth II da Inglaterra. Muito interessante para aprender sobre o contexto histórico, político e social do seu reinado, além dos seus dramas pessoais e familiares.
Série policial britânica, com uma interpretação brilhante de Jamie Dornan (50 shades of Grey) e Gillian Anderson (X files). A detetive Stella Gibson (Gillian Anderson) vai a Belfast investigar um caso de assassinato e descobre que há um serial killer envolvido.
Seriado americano-canadense que une sobrenatural com o velho oeste, baseado nos quadrinhos de Beau Smith. A série traz a atriz Melanie Scrofano no papel de Wynonna Earp, a escolhida que livrará a cidade de Purgatório de demônios. Divertida e uma boa opção para quem quer aprender e se divertir com cowboys e demônios.
Drama policial irlandês, baseado na obra de Ken Bruen. Jack Taylor é um ex-policial que se torna um detetive particular, e se envolve em vários mistérios, agindo sempre de forma não ortodoxa.
Seriado policial Britânico, baseado na obra de Sir Arthur Conan Doyle. Esta adaptação super premiada conta com Benedict Cumberbatch como Sherlock, e Martin Freeman como Dr. Watson.
É um seriado Americano sobre anjos e seres sobrenaturais, baseado na obra Instrumentos mortais, de Cassandra Clare. Aventura e mitologia se unem neste seriado divertido e interessante.
Série dramática americana, adaptação da coleção homônima que conta a triste história dos órfãos Baudelaire. Apesar da tristeza a serie consegue entreter e divertir. Ela conta a história de três irmãos: Violet, Klaus e Sunny. Quando seus pais morrem eles passam a morar com vários tutores, e o primeiro deles é Conde Olaf, que tentará roubar a enorme herança deixada pelos seus pais.
Seriado policial australiano. A melhor série que já assisti, para quem gosta de seriados policiais e se encanta com a década de 20, esta é uma grande escolha. Miss Fisher, interpretada por Essue Davis, é uma inglesa que se muda para a Austrália após a guerra, e recebe uma herança milionária. Ela se torna detetive particular e passa a resolver casos misteriosos em conjunto com a polícia local. Excêntrica e divertida, há muito romance, intrigas, suspense e ação neste seriado, que apesar de ser de época, traz o tema do empoderamento feminino de forma divertida e interessante.
O Seriado americano que arrebentou no mundo todo. Uma mistura de ficção científica, drama e suspense, ambientado nos anos 80, e que traz muitas referências da época, deixando a minha geração extremamente saudosista! As referências às obras de Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King deixam o seriado ainda mais especial. Ele conta a história de Will Byers, filho de Joyce interpretada por Winona Ryder, que desaparece inesperadamente e fica preso no “mundo invertido”. Seus amigos ao tentarem encontra-lo se deparam com a misteriosa “Eleven”. E a terceira temporada estreia este ano em Julho!